Adriane de Sousa Ferreira
Durante muito a educação foi vista como um método que visava apenas a acumulação de conhecimento pelos alunos, com características extremamente dominantes na figura do professor. no entanto sociedade evoluiu rapidamente,e com ela surgiram novas necessidades de adaptação e aprimoramento das técnicas de ensino, passou-se então a usar recursos tecnológicos, como o computador, fazendo uso assim dos meios que lhe estão disponíveis,para a construção do conhecimento
O texto A Informática na Educação retrata muito bem esse processo de transição da educação onde a tecnologia adentra o ambiente educacional, auxiliando no processo de construção do conhecimento ,tal método pode sim ser considerado eficaz visto que com a evolução computacional alguns programas educacionais se tornam adaptáveis as necessidades dos alunos, cabe então ao professor o momento apropriado para a utilização do mesmo, sabendo ainda tirar proveito de todas as vantagens que o software pode oferecer, como ressalta Papert, “a verdadeira alfabetização computacional não é apenas saber usa o computador as idéias computacionais.É saber quando é apropriado fazê-lo”.(Papert, 1985: 187).
O tema informática na educação tornou-se cada vez mais recorrente, no meio educacional, tornando se presente também no processo de preparação de professores, tal preparação ocorre através de cursos ou treinamentos que treina o professor para fazer o uso adequado da tecnologia como ferramenta pedagógica, tal processo de formação deve preparar o educador, para fomentar em seu aluno a partir da ferramenta tecnológicas, o gosto pelo aprender, pelo analisar e compartilhar coisas novas alem de possibilitar que o aluno construa seu conhecimento a partir de sua própria ação.
Em suma, vale ressaltar que o uso do computador no contexto educacional servirá apenas como um suporte, uma ferramenta que permite a busca de informação, esse portanto não substitui a figura do educador no processo educacional, pois cabe a este o papel de ínsita os educandos, conduzi-los, no processo de formação de seu próprio conhecimento, alem de promover situações problema para ajudá-los a construir uma visão mais critica da realidade por eles vivenciada, funções essas que uma maquina ate agora não é capaz de executar.
REFERENCIAS
PAPERT, S., Logo: Computadores e Educação.São Paulo, Brasiliense, 1985.
Material avaliado.
ResponderExcluirProf. Joas M Santos
...traigo
ResponderExcluirsangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...
desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ
COMPARTIENDO ILUSION
ADRIANE
CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...
ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA, TOQUE DE CANELA ,STAR WARS, CARROS DE FUEGO, MEMORIAS DE AFRICA , CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.
José
Ramón...